dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     03/05/2024            
 
 
    

Na coluna deste mês, gostaria de destacar a visão do engenheiro florestal Anderson Pezzatto, do Instituto Emater, sobre o cultivo florestal como opção de renda para o agricultor familiar. Pezzatto chama a atenção para o fato de que o cultivo florestal pode, sim, despontar como uma importante e promissora atividade a ser incorporada nas propriedades rurais do Oeste do Paraná e crescem como uma alternativa, capaz de conciliar a geração de renda e a oportunidade de trabalho com a conservação ambiental.

Num momento onde o mundo inteiro discute as formas de preservar o meio ambiente e atenuar os efeitos adversos do clima, os cultivos florestais surgem como uma importante ferramenta de preservação aliada à produção, constituindo uma das formas mais viáveis de fixação do gás carbônico, um dos principais gases de efeito estufa.

A possibilidade de integrar os sistemas produtivos, através das agroflorestas, associando floresta com agricultura (agrossilvicultura) e pecuária (silvipastoril), permite produzir matéria prima de base florestal casada com a produção de alimento. Não obstante, há a possibilidade de restauração das áreas de reserva legal com espécies exóticas, como noz-pecã, eucaliptos, entre outras, permitindo a exploração econômica desses espaços ao mesmo tempo em que o produtor rural atende à legislação ambiental vigente.

Ainda merece menção a possibilidade do plantio e exploração comercial de espécies florestais nativas de nossa flora. Tal normatização representa um grande avanço, pois possibilita aos agricultores agregarem valor à matéria prima de base florestal através de um produto diferenciado. Nossos estudos apontam a implantação no Oeste do Paraná de cerca de três mil hectares de cultivos florestais no ano de 2009, sendo o Eucalyptus o principal gênero plantado.

Embora se tenha observado um crescente aumento na destinação de áreas para cultivos florestais nos últimos anos, a oferta dessa matéria prima está aquém da demanda regional, o que tem provocado uma importação de madeira e seus produtos de outras regiões do Estado, de outros Estados e até de outros países do Mercosul. Apesar de o principal destino da madeira produzida no oeste paranaense ainda ser a geração de energia, observa-se também uma tendência a mudança desse cenário.

O aumento da demanda por madeira para diferentes fins, como construção civil, serraria, decoração, entre outros, tem levado os produtores rurais a implantarem cultivos florestais objetivando mercados diferenciados, o que provoca a adoção de técnicas de manejo silviculturais específicos.

O Instituto Emater, tem desenvolvido trabalhos procurando mostrar aos agricultores, em especial os agricultores familiares, não só que os cultivos florestais apresentam-se como uma ótima alternativa de produção, seja de forma homogênea ou consorciada com outras culturas, ou ainda em processos de recuperação de reservas legais, mas que a condução correta dos cultivos permite uma agregação maior de renda, melhorando a qualidade de vida e possibilitando uma maior inclusão social, como acredita Anderson Pezzatto.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Extensão Rural - Artigos já Publicados

Rio Rancho Mundo: o sonho do rio de águas limpas
15/02/2012

Mudança de atitude traz benefícios a produtor de Vera Cruz do Oeste
11/01/2012

Produtores de Catanduvas apostam no cultivo do eucalipto
21/11/2011

A importância das unidades demonstrativas para transferência de tecnologias na atividade leiteira
19/08/2011

Quando o sonho do agricultor se transforma em realidade
27/06/2011

Desenvolvimento territorial
13/04/2011

A implantação de agroindústrias familiares gera trabalho e renda no meio rural
17/01/2011

Organizações de agricultores familiares se profissionalizam para entrar no mercado regional no oeste do Paraná
24/11/2010

Artesanato como opção de renda para mulheres e jovens
11/10/2010

Recuperação Ambiental nas propriedades com agroindústria familiar
23/04/2010

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Familiar
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada